segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Dia mundial da Artrite Reumatóide

Artrite Reumatóide
 
Antes de eu ser diagnosticada com Artrite Reumatóide, eu não conhecia esta doença em si, já ouvia falar mas não conhecia, plenamente nada sobre a doença. Assim que o médico me falou, você está com Artrite reumatóide, então procurei saber sobre a doença, pesquisando em vários sites, dicionários, pude ver que é tudo que sinto e tive várias surpresas que me fez confiar ainda mais no meu Deus embora seja uma doença incurável, para a medicina, mas para o meu Deus não existe, impossível.
 
Segundo o site: Portal da Saúde o Dia Mundial da Artrite é celebrado desde 1996, tendo sido inicialmente promovido pela Artrite e Reumatismo Internacional (ARI - Arthritis and Rheumatism International), uma associação de organizações nacionais cujos membros são pessoas cujas vidas são afectadas pela artrite e com actividades essencialmente voluntárias.

A artrite reumatoide conhecida como ("AR") é uma doença sistêmica crônica.
 Sistêmica: significa que ela pode afetar diversas partes do organismo (embora atinja principalmente as articulações.
Crônica: não se consegue obter a sua cura (e sim o seu controle).
A causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que é uma doença Auto-imune, ou seja, os tecidos são atacados pelo próprio sistema imunológico do corpo. Os anti-corpos da pessoa ao invés de atacar os invasores eles atacam o próprio organismo da pessoa, eles reconhecem o organismo como se fosse um agressor.
Eles agem principalmente nas articulações,mas também.podem agir no ( pulmão,olhos, rins e coluna cervical ).
A doença afeta entre 0,5% e 1% da população mundial adulta e cerca de três vezes mais mulheres do que homens.
 
Os principais sintomas são:
Dor,
Inchaço,
Rigidez,
 e Inflamação nas membranas sinoviais e nas estruturas articulares.
 
Com a progressão da doença – e se esta não for tratada adequadamente , os pacientes podem desenvolver incapacidade para a realização de suas atividades cotidianas.
 
Conviver com Artrite Reumatóide é não saber como será o dia de amanhã, você dorme aparentemente bem e acorda inchada e com dores por todo o corpo, sem ao menos ter força para pentear os cabelos, ou abrir uma garrafa, a tampa do creme dental para escovar os dentes , puxar a maçaneta da porta para abri-la e assim por diante...
Meu Deus, não desejo isso pra ninguém nesta vida, é muito doloroso, a dor torna-se uma companheira indesejável, sempre digo que, vivo minha juventude como se estivesse com uns 90 anos, e tenho esperança de viver minha velhice ou seja, minha terceira idade como uma jovem.
A Esperança nunca morre!!!



"Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão". ( Isaías 40. 31)
 
 
 
 
 

 
 

Nenhum comentário: